Fonte, acesso em 09/06/2013.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Todo ponto de vista é a vista de um ponto - de Leonardo Boff

“Ler significa reler e compreender. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê é necessário saber como são seus olhos e qual a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume e os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é sempre um co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.”
Leonardo Boff

INTRODUÇÃO
Este plano de aula foi desenvolvido no curso a distância  MgMe,valoriza a prática da leitura e escrita como também sobre a história das descobertas matemáticas.


                                                    PLANO DE AULA
-TEMA: Números

-SÉRIE: Alunos da 8ª série, 9º ano

-TEMPO PREVISTO: 3 semanas

-CONTEÚDO: Equação de 2º grau

-OBJETIVO GERAL: Utilizar procedimentos que permitam compreender e resolver equações do 2º grau. Traduzir e resolver situações problema usando equações do 2º grau. Desenvolver a habilidade leitora e escritora.

-OBJETIVO ESPECÍFICO: Reconhecer uma equação do 2º grau com uma incógnita; identificar os coeficientes; resolver uma equação do 2ºgrau completa usando o processo algébrico de Bhaskara; aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o discriminante de uma equação do 2º grau e de suas raízes para resolver problemas relativos às equações do 2º grau; resolver uma equação do 2º grau completa usando a fatoração e determinar o conjunto solução aplicando a fórmula resolutiva.

-JUSTIFICATIVA: Os alunos deverão desenvolver a linguagem algébrica na representação de situações-problema através de diferentes métodos (cálculo mental e fatoração).

-PROCEDIMENTO: Apresentação de uma coleção de exercícios exemplares que exploram diferentes contextos; enfrentamento de situações problemas envolvendo equações do 2º grau. Contextualização histórica do surgimento da equação do 2º grau.

-RECURSOS: Caderno do professor, caderno do aluno, livro didático e paradidático, recursos tecnológicos (data show – “matemática em toda parte”e “TV escola”).

-ESTRATÉGIA: Contextualização histórica do surgimento da equação do 2º grau: “Contando a história da matemática”- Oscar Guelli.

-AVALIAÇÃO: Formativa (através de lista de exercícios, situações problema e apresentação de seminários).

- RECUPERAÇÃO: Contínua (através da socialização das dúvidas e diferentes abordagens).

-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Currículo de Matemática – SEE-SP , A conquista da matemática – José Ruy Giovani Jr e Benedicto Castrucci e Contando a história da matemática- Oscar Guelli.


  • MAPA DE PERCURSO:




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