Todo ponto de vista é a vista de um ponto - de
Leonardo Boff
“Ler significa reler e
compreender. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os
pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém
lê é necessário saber como são seus olhos e qual a sua visão de mundo. Isso faz
da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam.
Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer:
como alguém vive, com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que
desejos alimenta, como assume e os dramas da vida e da morte e que esperanças o
animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica
evidente que cada leitor é sempre um co-autor. Porque cada um lê e relê com os
olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.”
Leonardo
Boff
INTRODUÇÃO
Este plano de aula foi desenvolvido no curso a distância MgMe,valoriza a prática da leitura e escrita
como também sobre a história das descobertas matemáticas.
PLANO
DE AULA
-TEMA: Números
-SÉRIE: Alunos da 8ª série, 9º ano
-TEMPO PREVISTO: 3
semanas
-CONTEÚDO: Equação de 2º grau
-OBJETIVO GERAL: Utilizar procedimentos que permitam
compreender e resolver equações do 2º grau. Traduzir e resolver situações
problema usando equações do 2º grau. Desenvolver a habilidade leitora e
escritora.
-OBJETIVO ESPECÍFICO:
Reconhecer uma equação do 2º grau com uma incógnita; identificar os
coeficientes; resolver uma equação do 2ºgrau completa usando o processo
algébrico de Bhaskara; aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o
discriminante de uma equação do 2º grau e de suas raízes para resolver
problemas relativos às equações do 2º grau; resolver uma equação do 2º grau
completa usando a fatoração e determinar o conjunto solução aplicando a fórmula
resolutiva.
-JUSTIFICATIVA: Os alunos deverão desenvolver a
linguagem algébrica na representação de situações-problema através de diferentes
métodos (cálculo mental e fatoração).
-PROCEDIMENTO: Apresentação de uma coleção de
exercícios exemplares que exploram diferentes contextos; enfrentamento de
situações problemas envolvendo equações do 2º grau. Contextualização histórica
do surgimento da equação do 2º grau.
-RECURSOS: Caderno do
professor, caderno do aluno, livro didático e paradidático, recursos
tecnológicos (data show – “matemática em toda parte”e “TV escola”).
-ESTRATÉGIA:
Contextualização histórica do surgimento da equação do 2º grau: “Contando a
história da matemática”- Oscar Guelli.
-AVALIAÇÃO: Formativa (através de lista de
exercícios, situações problema e apresentação de seminários).
- RECUPERAÇÃO: Contínua (através da socialização das
dúvidas e diferentes abordagens).
-REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: Currículo de Matemática – SEE-SP , A conquista da matemática – José Ruy
Giovani Jr e Benedicto Castrucci e Contando a história da
matemática- Oscar Guelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário