Fonte, acesso em 09/06/2013.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Refletindo.........


Para contribuir com as nossas reflexões sobre as competências leitora e escritora, sugiro a leitura de um trecho do livro de Delia Lerner; “Ler e escrever na escola : o real, o possível e o necessário”.

O desafio é conseguir que os alunos sejam produtores de língua escrita conscientes da pertinência e da importância de emitir certo tipo de mensagem em determinado tipo de situação social, em vez de se treinar unicamente como “copistas” que reproduzem – sem um propósito próprio - o escrito por outros, ou como receptores de ditados cuja finalidade – também estranha – se reduz à avaliação por parte do professor. O desafio é conseguir que as crianças manejem com eficácia os diferentes escritos que circulam na sociedade, e cuja utilização é necessária ou enriquecedora para a vida (pessoal,profisional,acadêmica), em vez de se tornarem especialistas nesse gênero exclusivamente escolar que se denomina “composição” ou “redação”.
O desafio é conseguir que a escrita deixe de ser na escola somente um objeto de avaliação, para se constituir realmente num objeto de ensino; é tornar possível que todos os alunos se apropriem da escrita e a ponham em prática, sabendo – por experiência, não por transmissão verbal – que é um longo e complexo processo constituído por operações recorrentes de planejamento, de textualização e revisão. É assim que irá abrindo o caminho para que esse conhecimento deixe de ser patrimônio exclusivo de alguns privilegiados que tem a oportunidade de adquirí-lo fora da escola, enquanto outros continuam acreditando que a apresentação escolar da escrita leva a crer: que é possível produzir um texto quando começa a aula e treminá-lo quando bate a sineta; que é possível começar a escrever no momento mesmo em que foi definido o tema que será objeto do texto; que a escrita foi concluída quando se pôs o ponto final na primeira versão; que corresponde a outra pessoa – ao professor, não ao autor – se encarregar da revisão.”
Lerner,Delia (2002). “Ler e escrever na escola; o real, o possível e o necessário”, p.22 Artmed


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