Para
contribuir com as nossas reflexões sobre as competências leitora e
escritora, sugiro a leitura de um trecho do livro de Delia Lerner;
“Ler e escrever na escola : o real, o possível e o necessário”.
“O
desafio é conseguir que os alunos sejam produtores
de
língua
escrita conscientes da pertinência e da importância de emitir certo
tipo de mensagem em determinado tipo de situação social, em vez de
se treinar unicamente como “copistas” que reproduzem – sem um
propósito próprio - o escrito por outros, ou como receptores de
ditados cuja finalidade – também estranha – se reduz à
avaliação por parte do professor. O desafio é conseguir que as
crianças manejem com eficácia os diferentes escritos que circulam
na sociedade, e cuja utilização é necessária ou enriquecedora
para a vida (pessoal,profisional,acadêmica), em vez de se tornarem
especialistas nesse gênero exclusivamente escolar que se denomina
“composição” ou “redação”.
O
desafio é conseguir que a escrita deixe de ser na escola somente um
objeto de avaliação, para se constituir realmente num objeto de
ensino; é tornar possível que todos os alunos se apropriem da
escrita e a ponham em prática, sabendo – por experiência, não
por transmissão verbal – que é um longo e complexo processo
constituído por operações recorrentes de planejamento, de
textualização e revisão. É assim que irá abrindo o caminho para
que esse conhecimento deixe de ser patrimônio exclusivo de alguns
privilegiados que tem a oportunidade de adquirí-lo fora da escola,
enquanto outros continuam acreditando que a apresentação escolar da
escrita leva a crer: que é possível produzir um texto quando começa
a aula e treminá-lo quando bate a sineta; que é possível começar
a escrever no momento mesmo em que foi definido o tema que será
objeto do texto; que a escrita foi concluída quando se pôs o ponto
final na primeira versão; que corresponde a outra pessoa – ao
professor, não ao autor – se encarregar da revisão.”
Lerner,Delia
(2002). “Ler e escrever na escola; o real, o possível e o
necessário”, p.22 Artmed
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